domingo, 11 de janeiro de 2009

Os brotos

Especialmente para Rosana.
Então, eu experimentei alguns tipos de brotos: de ervilha primeiro fiz e depois fiquei na dúvida, porque a gente come as ervilhas cozidas, certo? Então, tentei comer brotos com ervilha e tudo e os brotos ficaram bons, mas as ervilhas não. :P Enfim, mal não me fez.

Fiz com girassol também, já que não teria o problema do cru/cozido. Quando os brotos cresceram, as casquinhas das sementes foram saindo. Esse foi bom, ficou gostoso. Tem um sabor que me pareceu levemente picante.

Depois fiz com trigo, e também ficou muito bom. É esse que está na foto.

Então, como faço:
Ponho para hidratar num frasco com água por 8 horas. Este tempo muda de acordo com a semente que for.
Depois escorro, lavo bem as sementes duas vezes, lavo o frasco e as ponho de novo lá. Tampo com uma gaze e amarro bem firme. Daí ponho a 45 graus de cabeça para baixo sobre uma xícara, para escorrer a água. A cada 8 horas abro, lavo bem e ponho de volta do mesmo jeito. Assim por 2 ou 3 dias, até que apareçam os brotinhos. Simples!
Em geral, como sou só eu que come, não misturo a outras coisas. Gosto de misturar à salada de folhas ou com cenoura ralada, com o arroz, etc. Ou sozinhas mesmo, com um fiozinho de azeite ou shoyu.
Acho que devem ficar ótimas também dentro de um sanduíche vegetariano, hummm!
Para aprender a fazer, consultar tempos de hidratação e germinação, consultar aqui.
Aliás, no blog da Vera Falcão há várias sugestões de uso para os brotos.
Enjoy!

4 comentários:

  1. Arigatou!
    huahuahuahuahua
    Só não saiu a foto...rsrsrsrs
    Vou tentar aqui...

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Ahh era a foto do pos anterior... hahaha me expliquei mal!

    ResponderExcluir
  3. e ai? abandonou a dieta ou foi só o blog???huahuauhauhua
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Bata o broto de trigo no liquidificador com azeite e castanhas-do-pará: vc terá uma massa de "hambúrguer" vegetariano.

    ResponderExcluir