quinta-feira, 5 de março de 2009

Mais uma receitinha...
Há algum tempo, lendo uns arquivos antigos de receitas que minha mãe tinha, achei algumas coisinhas interessantes.
Entre elas, esta receita de bolacha salgada.
E, cansada de só encontrar bolachas tipo "água e sal", "cream cracker", e outros etc cheios de sódio e, pior, saborizadas com o que há de pior em essências, decidi experimentar.
E não é que ficaram boas?

Para fazer, é assim ó:
1 xícara de farinha de trigo normal.
1 xícara de farinha de trigo integral.
1 xícara de fubá (usei o 'médio', mas acho que deve ficar melhor com o 'fino').
3 colh sopa de açúcar (usei mascavo e pus mais meia).
1 1/4 colh chá de bicarbonato.
1 colh chá de sal.
1 xícara de iogurte natural (eu comprei 1 copinho normal de 200 g, crente de que era suficiente. Mas... faltou um pouquinho. Então completei com o leite de aveia de ontem).
1/4 xícara de óleo.

Então, misture as farinhas, acrescente o fubá, o açúcar, o bicarbonato, o sal. Vá misturando tudo!
Acrescente o iogurte e o óleo. Amasse juntando tudo, vai ficar uma massa lisa mas grudenta. Normal, tá?
Então, divida a massa em 6 partes, estique com rolo um deles até ter uns 21-23 cm de lado (preferencialmente, forme quadrado. Eu não consegui, mas fica mais fácil para cortar). A massa fica bem fininha.
Vá cortando com uma faca afiada em quadrados de uns 8 cm de lado. Ponha em assadeira sem untar e leve ao forno moderado (170 graus). Fique de olho, pois se assam bem rápido!
Retire quando estiverem coradas e crocantes.

É bem fácil, e ficam ótimas. Em algumas, eu coloquei gergelim por cima. Mas não percebi que devia tê-lo torrado antes. :( Mesmo assim, não ficou ruim.

E me ocorrem alternativas, por exemplo misturar à massa orégano, manjericão, linhaça... tantas possibilidades! Ou cortar em bastões ao invés de quadrados... enfim!

É isso. Enjoy!

4 comentários:

  1. ficaram lindos!!!!

    bom, eu sou fã do gergelim cru. heheheeheh. mas enfim.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Mári... eu vou experimentar tuuudo!hehehe
    Sempre que der eu apareço aqui tbm pra pegar coisas novas entw...
    bjokas milhões amigaaa

    ResponderExcluir