terça-feira, 3 de março de 2009

Experimentando

Dando mais um passo no fascinante mundo dos alimentos, fiz leite de aveia.
Para quem gosta de aveia, é muito bom. E eu AAAAMO aveia. Crua, com banana, misturada com outras frutas, no suco, em bolo, bolacha, etc. Adoooro!
O leite de aveia tem muitas propriedades e substitui o leite de vaca muito bem. A Vera Falcão explica direitinho, leia aqui.
Aqui também.

Eu fiz conforme a receita que está no blog da Vera, 3 colheres de sopa de aveia em flocos previamente deixadas de molho por 2 horas, para cada copo de água.
Daí quando coei (fiz com coador de pano, mas o danado entope muito rápido com a 'gosminha' que a aveia solta. Então pus o coador de pano e por cima um coador normal de cozinha, para reter o grosso) me pareceu que estava encorpado demais. Então aproveitei o resíduo (a aveia que ficou no coador) e bati com mais um pouco de água. Só que exagerei um pouco, e ficou meio rala. Acho que devia ter deixado como estava mesmo.

Aplicação: como o leite de vaca. Fiz um leite achocolatado hoje no café da manhã, e ficou ótimo. (Usei chocolate em pó e açúcar mascavo, mais saudáveis do que o achocolatado de latinha).
Também substitui o leite de vaca nos bolos, pães, etc. Normal. Vai bem batida com frutas, também. Enfim! Fica a critério da imaginação de cada um.

2 comentários:

  1. huuuummmm... adoro aveia... acho que vou tentar.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. tb adoro aveia!
    parabéns pelo site!
    sou vegetariano tb e faço várias receitas em casa!
    continue assim! o mundo e os animais agradecem!

    abraço!
    Luciano

    ResponderExcluir