quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dia 1

Meu primeiro dia como vegetariana foi ontem, dia 29 de outubro de 2008. Pretendo guardar esta data como um marco significativo, por isso faço questão de documentar.

O dia foi relativamente fácil, apesar (ou justamente por que) não foi tão severo.
No café da manhã não tive problemas, afinal há tempos já que mudei o hábito desta refeição e não tomo o famoso café com leite (sou adventista e os adventistas não tomamos café).
Fiz uma banana amassada com aveia em flocos, farelo de trigo e sementinhas de linhaça um pouco esmagadas num pilão improvisado com uma colher de pau rsrsrs. Acrescentei um pouco de um nada natural suco de soja tetrapak que minha irmã bebe, porque a gororoba estava meio seca. Depois uma fatia de pão caseiro com goiabada nada natural também (mudando os hábitos aos poucos, rsrsrs).

O almoço, bom. Assim, eu chego em casa do trabalho mais ou menos às 13:30, hora em que minha mãe já fez o almoço. Ontem tinha beterraba, alface, arroz e carne com ovo. Dispensei a carne e, para complementar o arroz, joguei por cima mais sementinhas de linhaça (eu sou looouca por sementes de linhaça! Na verdade adoro vários tipos de sementes mesmo).
Aproveitei o choque da minha mãe para explicar que estou tentando adotar uma alimentação mais natural e virar vegetariana.
A primeira reação do meu irmão foi um berro bem malcriado: "Eu não vou deixar de comer carneeee!". Expliquei calmamente que minha decisão não tem, necessariamente, que ser compartilhada por toda a família e que cada um sabe o que faz.
Minha mãe me olhou severamente e comentou que, nesse caso, tenho que buscar alternativas para substituir os nutrientes da carne. Respondi que já estou me ocupando disso.

Com a pressa e a falta de costume, saí de casa correndo logo depois do almoço e esqueci de pegar uma fruta para a tarde. Resultado: ao sair da aula às 17:30 e já com o estômago roncando, não resisti a um pacotinho de bib's de chocolate. Hunf!

Mais uma cilada, parcialmente contornável: ir para a casa do namorado. No jantar, pizza. Mas fiquei com uma fatia só e optei pela de brócolis. Ainda não estou restringindo queijo, vou ir aos pouquinhos. Depois, uma sobremesa com sorvete e leite condensado que, por ser muito 'formigona' e me encontrar em estado avançado de TPM, me foi difícil resistir. Bom! Para primeiro dia, até que não fui tããão mal assim.
Tempo ao tempo.

4 comentários:

  1. Mári, comer sempre um cereal (arroz, milho, grão de bico) com uma leguminosa (feijão, lentilha, ervilha). E oleaginosas (castanhas, avelãs, sementes). Pra compensar a proteína. Que nós, mulheres, de ficamos com deficiência de proteína, envelhecemos mais rápido. He he he he he.

    Adivinha o que eu comi de café da manhà? huahaua, chocotone. heheh he he he. ai, que fieo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Thank you Thais! Aos poucos vou aprendendo como combinar os alimentos.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro beterraba!!!!
    Tente comer quinoa e soja como salada! São ótimas. Se quiser, te ensino como faço.

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  4. Puxa que legal Cris! Me ensina sim... eu nunca comi quinoa mas já ouvi falar bastante. Soja já ouvi que se deve comer somente fermentada (missô, shoyu, etc), agora não sei. Mas agradeço toda dica e receita, quanto mais possibilidades tiver, melhor!

    ResponderExcluir