quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Continuação

Demorei um pouco, mas vamos acabar o raciocínio.

Então, como ia dizendo, meu pensamento mudou e muito. Mas com isso não posso pretender que o pensamento das pessoas com as quais convivo desde sempre tenha mudado também. Nem que vá mudar por minha causa. Aliás, cada um pensa como quer.
Meu papel é passar adiante a informação que vou obtendo, daí se as pessoas param para pensar, rever conceitos ou se preferem continuar do jeito atual, já não é uma parte onde eu possa interferir. E assim como eu tenho o direito de ser vegetariana e adventista, eles também tem o seu de se encher de bacon, se quiserem.

A conciliação é que não é fácil. Ou bem eu aceito e consumo os alimentos disponíveis em casa (com vááários industrializados e carnes na maioria das refeições), ou providencio minhas próprias refeições, o que acaba me tornando uma espécie de pára-raios de críticas e desentendimentos do tipo 'a comida de sempre já "não é boa" para ela'. Estou tentando conciliar antes de que chegue nesse ponto.
Por isso o título do post (anterior). Porque está sendo um jogo, de 'ganhar' algumas vezes e 'perder' em outras.
Os atenuantes que estou utilizando: elogio e como com gosto quando há mais saladas e alimentos vegetais, me ofereço para fazer as compras e volto com bastantes frutas e cereais, preparo algumas coisinhas simples (como uma pastinha que fiz esses dias, de abacate com cacau e um pouquinho de açúcar mascavo). Não pretendo com isto que toda minha família vire vegetariana e ponto final, mas apenas mostrar por meio do exemplo (que é mil vezes melhor do que a crítica ou a reprovação) que ser vegetariano não significa se alimentar de alface e de luz e viver passando vontade, e que há alternativas saborosas e muito mais saudáveis.

Para terminar, uma fotinho das compras de hoje:

Morangos, quinoa, gergelim, uva passa, goiaba, laranja, nectarina (que sumiu na foto) e melão. E reposição das provisões de flocos de aveia e farelo de trigo, que adoro no café da manhã, na banana amassada. Ah, e aqui no cantinho a mãozinha da Fernanda que apareceu na hora que estava fazendo as fotos e quis saber o que era cada coisa, atraída pelas cores.

E depois quis posar com todas as frutas. Aqui, brincando de esconde atrás da goiaba. Huahuauhua.

3 comentários:

  1. Mari, minha familia soube que virei vegetariana por e-mail...huahuahuahua
    Eu pensei um monte de coisas para dizer aos meus pais sobre o vegetarianismo e num dia liguei para ele e falei assim:
    - Pai, eu parei de comer carne!
    Ele:
    - Porque? A carne ta muito cara ai?
    - Não pai, primeiro pq pesquisei muito e me informei e descobri que a maioria de nossas doenças são por causa do consumo de carne.
    Depois pq os animais sofrem demais nos pastos confinados, e tbem pq os donos de gado não se preocupam com ninguém, só com o dinheiro q ganham.
    A miséria e a fome aumentam cada ano por causa da pecuária e eu não vou contribuir para que as pessoas passem fome.

    Falei assim, tudo numa tacada só!
    Ele disse:
    - Filha vc ta certa, é verdade tudo isso.
    E eu pedi para que ele, que é super carnivoro, que diminuisse o consumo de carne.
    Como ele mora no sitio, ele tem muita opção ne? Come tudo natural...
    Ele disse que ia deixar de comprar carne industrializada e comeria só as galinhas e peixes do sitio...huahuahuahua

    Mas já é uma consciencia ne?

    Boa sorte para vc com sua familia!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Olhando essas frutas dá uma vontade de ir aí fazer um lanchinho com você... Aposto que sua mesa fica linda assim tão colorida!
    E a irmãzinha posando é a coisa mais fofa.. Aposto que o casaquinho azul de crochê foi feito pela mana!

    ResponderExcluir
  3. Foi sim Miriam! Mas o detalhe é que o casaco eu fiz pra mim, ele é bem grandão... mas naquele dia eu cheguei da rua, tirei o casaco e deixei em cima da cama e não é que a danadinha foi atrás e decidiu vestir? Depois não queria tirar por nada do mundo!
    Hahaha

    Rosana, muito legal a compreensão de seu pai... eu ainda estou pensando como vou dizer a ele, que está viajando mas deve voltar essa semana: afinal, ele trabalhou com campo, vacas, gado... a vida toda! E até hoje! Huahuahau

    ResponderExcluir