domingo, 2 de novembro de 2008

Fácil dizer... difícil fazer!

Dias 4 e 5...
Por mais que as intenções sejam boas, não é fácil ser vegetariana quando se mora com a família. Demais está que me estenda a respeito disso: quem está nessa situação sabe das dificuldades, que em teoria não estão muito claras, mas que aparecem na prática. Por isso o não me estender no assunto.

Quebrei ontem no almoço, na frente de uma lasagna prato-único que minha mãe fez. Com carne.
Quebrei hoje de novo, com o feijão da sogra (que tinha carne também). Mas resisti bravamente ao churrasco de ontem à noite.

A parte boa é que, apesar destes deslizes que ainda considero poucos e espero eliminar completamente em alguns dias, tenho consumido mais frutas e grãos.

Fui às compras, comprei castanhas de dois tipos (do Pará e de caju). Tenho usado para complementar meu café da manhã ou para ralar sobre os pratos que não são tão ricos em questão de nutrientes, segundo as dicas da Thais. Comprei também ervilhas secas. Minha irmã pequena, que tem quase 4 aninhos, não queria acreditar que fossem ervilhas. São 'tão pequeninas e secas... e meio cinzas!'. Claro, acostumada às enlatadas. Rsrs.

Sexta-feira fiz um suco bem bom, com maçã, manga e melão, aveia e um pouco de açúcar mascavo. Fiz bastante, ofereci para minha mãe e irmãos. A pequena não quis nem provar, apesar de ter me ajudado a fazer. Mas isso é uma das manias dela à qual já estamos acostumados, não tem a ver com as frutas. Meus outros irmãos (os crescidos) opinaram que faltou açúcar. Coloquei "pouco" açúcar de propósito, na verdade. Quem prefere com mais açúcar é só acrescentar, não e verdade? Pior teria sido se tivesse ficado doce demais.

Já ouvi dizer que as frutas se dividem em grupos e que certos grupos não devem ser misturados, mas não encontrei informação mais detalhada. Alguém sabe me dizer se procede?

4 comentários:

  1. maça com manga e melão??? eu nunca teria pensado nessa mistura...huahuahua
    olha eu acho que para aproveitar o maximo das vitaminas da fruta o ideal é fazer o suco de 'uma fruta', acrescentanto um poquinho de agua e uma verdura (couve, hortelã, tomate, etc) ne?
    acho q não tem nada a ver fazer a "mistureba", só que o IDEAL é vc misturar as 'vitaminas' corretamente, all right?
    tipo uma fruta rica em vitamina C, com uma que contenha vitamina A e assim por diante...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ah! e sobre a "queda", isso é normal mesmo...
    As vezes a gente vai na casa de um amigo e acaba comendo um pedaço de algo só para não ficar chato, mas enfim, acho que o negócio não é ser radical, mas ser consciente...
    não se martire!

    ResponderExcluir
  3. Bravo, garota!!!
    Eu não conseguiria ser vegetariana nem por um semestre, eu não como legumes nem verduras desde que comecei a escolher o que comer, sem minha mãe me obrigando a me alimentar direito. Mas sou adepta dos sucos naturais e amo fazer mistura de frutas numa vitamina, acho delicioso! Se tem frutas que não combinam com outras eu nunca percebi, acho que meu paladar não registra esse tipo de coisa pois sou louca por frutas. Mas acho que você podia pesquisar pra seguir direitinho sua resolução.
    Eu te admiro pelas decisões que toma e a seriedade com que as leva adiante. Sempre bem informada, sempre consciente... Parabéns! Estou torcendo para que consiga resistir às tentações com cada vez menos esforço.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada meninas! É bom saber que encontro apoio em vocês. Porque em qualquer luta que empreendemos, é fundamental não se sentir sozinha!
    Beijosss

    ResponderExcluir